25 de novembro de 2016 3hree

O que é jornada do consumidor?

O que significa ter o tal “foco no consumidor” e entender a jornada dele? Para começar, focar no consumidor significa a orientação total da empresa a atender as necessidades e compreender os comportamentos de quem está do outro lado do balcão. E isso, é exatamente o oposto de você tentar vender aquele produto e empurrá-lo a qualquer custo.

Agora, para entender a jornada do consumidor, você precisa dar um passo muito importante antes disso: saber quem ele é. E para isso existe o estudo de personas. Depois disso, é possível entender o momento em que cada uma dessas personas toma suas decisões e quais são os fatores que ativam essas decisões.
O nome disso é estudo da jornada do consumidor. Vamos entender o que precisamos observar neste processo.

Existem vários passos para serem considerados de acordo com a maturidade da decisão: são eles: implementação, “advogado de marca”, upgrade ou venda de produtos similares.

 

1- Estágios da Compra.

Agora que já conhecemos os estágios (resumidos) da jornada do consumidor, podemos explorar alguns insights adicionais que podem ser interessantes para as suas análises:

A jornada do consumidor e as necessidades de conteúdo

Respostas necessárias para chegar ao próximo estágio:

Veja alguns exemplos de perguntas que podem surgir dos seus consumidores nos estágios que vimos acima.

Por que eu deveria mudar?

Como os concorrentes estão lidando com essa mudança no mercado?

Quais são as possíveis opções, soluções e alternativas?

Desenvolvimento do seu negócio – como aprimorar?

Quais são as boas práticas deste mercado?

Quais são os riscos de algo dar errado?

Por que eu deveria confiar na sua empresa?

O que há de diferente na sua oferta? Liderança, expansão de produtos e/ou garantia de serviços?

Conteúdo:

Quais conteúdos (e seus canais/plataformas) são os mais adequados para cada etapa do ciclo que estamos falando?

Descoberta:

Redes sociais

Mídia tradicional

Referências / personalidades do nicho

Eventos

Consideração:

Análise de relatórios

Avaliações

Busca orgânica

Email marketing / Newsletters

Desenvolvimento do negócio

Decisão:

Cenários de implantação

Validação

Guia de “como fazer”

[item extra] Satisfação:

Garantir a qualidade do serviço

Manter-se como uma das referências do nicho

Possibilidade de expandir a solução.

Por último e não menos importante, é importante pensar no objetivo de cada uma das suas ações e como esse propósito pode ser executado (e por quem!).

Reconhecimento: propaganda e mídias sociais

Reputação: mídias sociais e buscas orgânicas


Geração de demanda: marketing (pré-venda, acompanhamento, pós-venda)

Nutrição de leads: abrir portas para a equipe de vendas

E quais são as vantagens de observar a jornada do consumidor?


O impacto de usar um modelo parecido com o que nós rabiscamos aqui é bastante significativo.

Você vai observar alguns benefícios quase imediatos:

Alinhamento entre o marketing de produtos, propaganda e geração de demanda, vendas e outros stakeholders.

Um framework (processo) formal para garantir a continuidade e a consistência entre todas as comunicações integradas e pontos de contato.

Uma visão estratégica dos principais compradores e influenciadores da sua empresa e os estágios da jornada do consumidor.

Uma compreensão profunda de como mesclar o poder de uma estratégia de conteúdo a recursos como o marketing de automação, análises de inteligência de negócios e assim por diante. Tudo isso junto ajuda a aumentar as chances de sucesso.

E então, vamos começar as mudanças nas estruturas da sua empresa?

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